Miopraxis

Perguntas e respostas:

  1. O que é Miopraxis?
  2. Como è a Miopraxis?
  3. Qual o tempo de duração de uma sessão de Miopraxis?
  4. Com que freqüência são realizadas as sessões?
  5. A Miopraxis é dolorosa?
  6. O que a Miopraxis pode tratar?
  7. Como a Miopraxis foi desenvolvida?
  8. Quantos tratamentos são necessários?
  9. Quem é Cláudio Witte?
  10. Que outras formas de tratamento são utilizadas?

1.   O que é Miopraxis?

Miopraxis ou método Witte de Terapia Neuromuscular é um tratamento altamente eficaz no combate da dor e na recuperação do equilíbrio estrutural e funcional do corpo. É um sistema de técnicas terapêuticas manuais (quiroterapia) muito especializado.

Para alcançar estes objetivos a Miopraxis atua em duas frentes, eliminando as disfunções musculares geradoras de dor (pontos-gatilho) e corrigindo as distorções nos vários planos corporais.

Ela aborda basicamente cinco elementos causadores de dor:

Isquemia: falta de suprimento sangüíneo para os tecidos envolvidos, o que causa hipersensibilidade e distúrbios de metabolismo.

Pontos-gatilho miofasciais: pontos altamente irritados nos músculos que criam espasmos, contraturas e dores que podem se manifestar em regiões do corpo mais distantes de sua localização.

Compressão de nervos ou pinçamentos: pressão sobre um nervo exercida por músculos, ossos ou cartilagens.

Distorção postural: desequilíbrio da estrutura e desalinhamentos que podem resultar em sobrecargas musculares.

Disfunção mecânica: desequilíbrio do sistema musculoesquelético resultando em padrões de movimento incorreto.

Suas técnicas são sustentadas por leis neurológicas científicas que explicam como o sistema nervoso central desencadeia as respostas de dor no corpo. Entendendo como a dor é originada e sendo capaz de localizar a fonte da dor, a Miopraxis trata a causa da dor (disfunção musculoesquelética) e não apenas os efeitos.

A Miopraxis coloca grande ênfase no papel que a coluna vertebral (nosso eixo) tem no bem-estar e na manutenção da saúde de todo o corpo. Por isso uma fase importante do trabalho é centrada na detecção e correção da pelve, dos bloqueios vertebrais, na diferença do comprimento das pernas e nos desvios posturais.

  1. Como é a Miopraxis?

Sua primeira sessão começará com uma discussão sobre suas queixas, seguida de uma análise de sua postura, biodinâmica e outras causas para os padrões de dor. Baseado nos resultados da consulta inicial será elaborada uma sessão para sua necessidades individuais. Depois de examinar os resultados da sua avaliação postural, escolheremos as áreas nas quais trabalhar. Se você trouxer uma queixa específica, esta poderá ser a área que enfocaremos.

  1. Qual o tempo de duração de uma sessão de Miopraxis?

Enquanto a primeira sessão requer um tempo maior para o levantamento de informações, avaliação preliminar e o histórico do problema a ser tratado, uma sessão típica de Miopraxis dura de 30 a 45 minutos.

  1. Com que freqüência são realizadas as sessões?

Normalmente a freqüência de tratamento é de uma a duas sessões por semana. Este intervalo permite ao corpo reagir ao tratamento e também que as mudanças possam ser melhor percebidas. Condições mais severas podem ser tratadas com uma freqüência maior, mas sempre deixando um intervalo de no mínimo dois dias entre as sessões para que o corpo possa descansar e reagir adequadamente ao tratamento.

  1. A Miopraxis é dolorosa?

No tratamento o terapeuta vai avaliar os tecidos para determinar se existe isquemia, pontos-gatilho ou compressão de nervos. A eliminação de contraturas musculares é realizada por pressão direta nos músculos sobre um ponto sensível (ponto-gatilho) e por isso pode provocar um leve desconforto e certa quantidade de dor, mas sempre dentro do suportável. A pressão apropriada a ser usada durante o tratamento varia de caso a caso, dependendo da idade, condição física, padrão postural, extensão do traumatismo e sensibilidade do cliente que está sendo tratado. A duração de cada pressão é de apenas 8-12 segundos.

As técnicas de ajuste e correção articular são indolores.

  1. O que a Miopraxis pode tratar?

A Miopraxis é um tratamento muito eficaz para eliminar os mais variados tipos de dor. Sua eficácia chega a 95%, basta apenas que a origem da dor seja musculoesquelética. De fato, as pesquisas sobre dor demonstram que esta é mesmo a origem da maioria das dores sofridas pelo ser humano. A lista é, portanto bastante extensa. Para citar apenas algumas: lombalgias, ciáticas, torcicolos, dores de cabeça, tendinites, bursites, etc.

  1. Como a Miopraxis foi desenvolvida?

Cláudio Witte desenvolveu a Miopraxis ou método Witte de Terapia Neuromuscular a partir da fusão da massagem japonesa Anma, da Quiropraxia e de técnicas neuromusculares usadas por osteopatas e médicos especializados no tratamento da dor. É fruto de mais de 25 anos de estudo, pesquisa e prática de várias modalidades de quiroterapia, buscando encontrar as mais eficazes e rápidas no tratamento da dores e disfunções do corpo humano. Estas qualidades foram encontradas nas técnicas denominadas neuromusculares, na Quiropraxia e na massagem japonesa Anma. As técnicas neuromusculares tratam eficazmente o tipo mais freqüente de dor: a síndrome dolorosa miofascial (SDM). A Quiropraxia ou Quiroprática é especializada no ajuste das articulações, especialmente as da coluna. A massagem Anma é muito eficaz na ativação da circulação e no relaxamento dos músculos.

  1. Quantos tratamentos são necessários?

Esta questão varia com cada indivíduo dependendo da severidade da sua condição, idade, condição física. Alguns casos de dor podem ser resolvidos com apenas uma sessão enquanto que outros precisam de mais de 10 sessões. Geralmente após umas 4 sessões o cliente sente grande melhora na dor e no padrão de movimento. Depois que o problema é eliminado, o paciente deve receber um tratamento de tempos em tempos para manter sua saúde e ajudar a prevenir a ocorrência de futuros desequilíbrios.

  1. Quem é Cláudio Witte?

Cláudio Witte é técnico em reabilitação física com especialização em massagem, formado ela Escola Oriental de Massagem e Acupuntura, turma de 82. Estudou Quiropraxia com instrutores de várias escolas como a americana, francesa e japonesa; acupuntura e auriculoterapia chinesa e francesa pelo CEATA (1984). É instrutor de técnicas de massagem ocidental e oriental. Consultor editorial e Diretor do Centro de Quiroterapias.

  1. Que outras formas de tratamento são utilizadas?

Nos casos onde existe total restrição de movimento e um processo doloroso muito intenso, outras técnicas de controle da dor são utilizadas em conjunto com a Miopraxis. A auriculoterapia é usada com freqüência para diminuir a irritabilidade e a sensibilidade e controlar o processo inflamatório.