Auriculoterapia
O que é Auriculoterapia?
A Auriculoterapia é um sistema de terapia para o tratamento da dor e de uma grande variedade de problemas de saúde.
Pontos reflexos específicos localizados no pavilhão externo das orelhas (ou aurícula) são estimulados para tratar distúrbios de todas as partes do corpo. A estimulação destes pontos é feita através de pressão, micro-massagem, impulsos elétricos, sementes ou agulhas de acupuntura. É seguro, efetivo e em geral quase indolor.
Quais problemas de saúde são mais frequentemente tratados pela auriculoterapia?
Devido ao fato de cada ponto da orelha corresponder a uma parte do corpo, uma ampla variedade de distúrbios são aliviados pela auriculoterapia. Praticamente todos os problemas de saúde podem ser tratados e afetados em algum grau pela estimulação dos pontos auriculares. Os usos mais comuns e conhecidos do público em geral, tem sido para o controle da dor, redução do apetite, desintoxicação de drogas (vícios), alívio de náusea, redução da hipertensão e problemas do sistema nervoso.
Qual é o tempo de duração de uma sessão de tratamento?
Enquanto a primeira sessão requer um tempo maior para a avaliação preliminar e histórico do paciente, uma sessão típica de auriculoterapia dura de 15 a 30 minutos. Na acupuntura auricular, 4 a 6 agulhas são inseridas e deixadas nos pontos por aproximadamente 20 minutos. Na estimulação elétrica transcutânea, cada ponto reflrxo da orelha é primeiro detectado e então estimulado por 15 a 30 segundos, requerendo um total de 20 minutos para tratar sucessivamente seis a doze pontos em cada orelha.
Quantas sessões de tratamento são necessárias?
Não há nenhum número pré-estabelecido de sessões para o tratamento de problemas de saúde pela auriculoterapia, mas é comum que a severidade da maioria das condições seja grandemente aliviada em oito a doze sessões.
Quantas vezes por semana os tratamentos são aplicados?
O número de sessões por semana depende da agenda do paciente e também da severidade do problema. Quando possível, condições severas podem ser tratadas numa base diária, mas muitos pacientes não tem disponibilidade para comparecer com esta frequencia. Tipicamente duas sessões de tratamento por semana são administradas por duas a três semanas, depois uma vez por semana por mais algumas semanas. A frequencia das sessões diminui a medida que o distúrbio se torna menos pronunciado.
Existe algum efeito colateral?
Devido ao fato de que a sensibilidade aumentada dos pontos da orelha é um dos aspectos diagnósticos primários da auriculoterapia, um dolorimento nos pontos auriculares pode algumas vezes continuar por mais de uma hora após o tratamento no caso do uso de agulhas. Com o uso de sementes para a estimulação a orelha pode ficar sensível alguns dias.
Relacionado
Esta entrada foi publicada em
Auriculoterapia e marcada com a tag
terapias. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.