Terapia Miofascial de Pontos-gatilho
A Terapia Miofascial de Pontos-gatilho é uma técnica de tratamento neuromuscular para relaxar músculos contraturados, melhorar a circulação sanguínea e aliviar dor. É parte integrante da Miopraxis.
Pontos-gatilho (trigger points, em inglês) são pontos altamente irritáveis que são instalados nos músculos após estes serem sobrecarregados ou lesados em qualquer momento ou atividade na vida. Acidentes, esportes, ocupações e certas doenças são algumas das fontes de instalação de pontos-gatilhos. Estes pontos são a base geradora da Síndome Dolorosa Miofascial.
Todos nós temos muitos pontos-gatilho instalados e adormecidos em nossos músculos. Quando submetidos a estresses físicos ou emocionais estes pontos latentes se ativam e lançam os músculos em um estado de contração involuntária e provocam dor, muitas vezes em lugares distantes da sua localização.
Para desativar os pontos-gatilho, uma certa quantidade de pressão é aplicada ao músculo por alguns segundos por meio dos dedos, cotovelos ou instrumentos especiais. Em seguida o músculo em questão é alongado para que ele recupere seu comprimento normal de repouso e equilíbrio funcional.
A maioria das terapias que utilizam o conceito de pontos-gatilho são baseadas quase que inteiramente nas descobertas da Dra. Janet Travell, médica americana que definiu os pontos-gatilho e a Síndrome Dolorosa Miofascial por eles causados.
Seus mais de quarenta anos de pesquisa lhe renderam fama e renome como especialista em dor miofascial, termo usado para descrever dor e disfunção dos músculos esqueléticos. A Dra. Travell desenvolveu a técnica de injeção de pontos-gatilho miofasciais e foi pioneira na criação de várias técnicas para o tratamento da dor crônica usadas atualmente por médicos e fisioterapeutas no mundo inteiro.
Relacionado
Esta entrada foi publicada em
Terapia Miofascial de Pontos-gatilho e marcada com a tag
terapias. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.